Só Pode ser líder quem foi liderado (Josué servo de Moisés)

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo”: (Josué 1:1)

O livro que conta a história de Josué sucessor de Moisés tem 24 capítulos, inicia-se com a descrição da morte de moisés e dá-se o inicio do ministério de Josué.

Atentando para os detalhes deste primeiro verso temos na parte (a) do verso: “E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR,…”, Moisés é detalhadamente descrito como servo do Senhor, devido a sua história, suas atitudes e sua fé, Moisés tem história, ele não começou de qualquer maneira, ele foi chamado por Deus para liderar, seu caráter e seu testemunho de vida após o encontro com Deus na sarça lhe renderam a maior glória que um homem poderia ter no Antigo Testamento. estava sempre pronto a servir e colocar-se a disposição do povo que o seguia, quando Deus falava ele tirava as sandálias, e o que é muito importante, só pode ser tornado um líder por Deus se ele estivesse sido liderado, quem não se torna discípulo não pode ser mestre um dia. quem não obedece nunca vai poder dar ordem, quem não senta para aprender nunca poderá se levantar para ensinar.

 Josué, filho de Num, servo de Moisés,” (b) nesta outra parte do verso temos nada mais do que Josué o herdeiro da promessa feita a moisés por Deus, nascido no Egito contemplou parte do sofrimento do seu povo cerca de 400 anos de escravidão, certamente em seu coração havia a indignação por toda a situação convivida, mas tudo que passava já estava lhe servindo de experiências para o futuro, certamente aproximou-se de Moisés devido ao chamado que já estava sentindo em seu coração, porque o discípulo que tem chamado abandona tudo e todos em busca daquilo que o faz estremecer que é mais forte do que as coisas que o mundo tem para oferecer, podemos dizer que é inexplicável.

Quando Josué assume o comando dado por Moisés a bíblia diz que Josué era servo de Moisés, enquanto Moisés era servo do Senhor, por que a distinção?

Porque só as experiências com os ministros e profetas te fazem um se tornar um líder, você pode ter o chamado mas é necessário mais do que isso, experiências do que acontece no ministério de outros líderes não são suas experiências, ver Deus agindo e operando glórias pela vida de seus líderes não fazem de você um líder, Deus quer que você tenha as suas próprias experiências, as cicatrizes tem que ser vistas pelos seus liderados, se você não tiver suas experiências nunca poderá ser um líder vencedor, Deus quer que você tenha a sua história.

Se você ainda não pode abrir o mar vermelho Deus te ajuda a abrir o Jordão, mas para que a promessa se cumpra é preciso ter a sua história, mas quando Josué se tornou servo do Senhor?

Quando Deus lhe mediu e lhe apareceu, assim como seu líder Moisés teve seu encontro com Deus no monte com a sarça ardente, Josué tem seu encontro com Deus no capítulo 5.

 Josué 5:14 Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Josué 5:15 Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.

Deus tem o tempo determinado para aparecer a você, enquanto isso sirva a um líder seja fiel e dedicado plante coisas boas aos seus líderes e certamente você receberá no tempo da sua liderança o que plantou.

Assim termina a vida de Josué:

“E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos”. (Josué 24:29)

Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué,
(Josué 24:31)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 929 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: